Nota de apoio às candidaturas do PSOL nas Eleições Municipais

A primeira volta das eleições municipais no Brasil realizam-se a 15 de Novembro. Dado o contexto em que se encontra o país, em que o governo tem na sua liderança um neofascista, e a existência de uma crise sanitária que se transformou em económica e social, estas eleições ganham uma importância particular.

Se é verdade que a derrota da extrema direita, que hoje governa o país e a conquista das mudanças estruturais necessárias só virão com a ampliação da organização e das mobilizações da classe trabalhadora e seus sectores oprimidos, com a defesa da aplicação de um programa de ruptura com o sistema capitalista, que tem colocado cada vez mais em risco a humanidade e o meio ambiente; também é verdade que o terreno eleitoral pode e deve ser utilizado pela esquerda para acentuar o desgaste, mesmo que lento, que Bolsonaro tem vindo a sofrer durante o ano de 2020.

É com ânimo que o colectivo “Semear o Futuro”, de Portugal, apoia as candidaturas do PSOL. Estas cumprem o papel importante de combater as candidaturas do neofascismo, da direita e de superar a já experimentada saída de conciliação de classes, fortalecendo assim uma nova alternativa política de esquerda.

Saudamos em especial as candidaturas da Resistência, corrente interna do PSOL, às camaras municipais como é o caso da Anna Karina (Fortaleza), Bancada Feminista do PSOL (São Paulo), Iza (Belo Horizonte) e Matheus Gomes (Porto Alegre).

Destacamos a candidatura de Boulos e Erundina à perfeitura São Paulo. Esta candidatura está a gerar entusiasmo na periferia e em toda a cidade de São Paulo, o que demonstra a sua ligação às lutas e mobilizações. De Portugal acompanhamos e estamos também entusiasmados com a possibilidade de Boulos e Erundina chegarem ao 2ºturno. Nos últimos anos, a situação política no Brasil tem sido muito desfavorável para a classe trabalhadora, sobretudo para os seus sectores oprimidos. Por isso, é preciso virar o jogo no Brasil e a candidatura de Boulos e Erundina em São Paulo pode ser o embrião desse processo.

One thought on “Nota de apoio às candidaturas do PSOL nas Eleições Municipais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s