O Brasil está em chamas! É urgente um mundo novo!

Vivemos uma emergência ambiental. Não há dúvidas. Não só no Brasil, mas em todo o globo terrestre. Queimadas, desmatamentos, toneladas de CO2 lançados na atmosfera, são algumas das consequências do atual modo de produção. O aumento da temperatura do planeta, e os desastres ecológicos, colocam toda a humanidade em risco. A pandemia do novo coronavírus também escancarou que se não mudarmos drasticamente nossa relação com a natureza, um simples vírus pode dizimar populações.

Estamos assistindo o Brasil em chamas. O Pantanal pede socorro. Cerca de 20% de sua área já foi atingida – isso é equivalente a dez vezes o tamanho das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro juntos. Isso não é um acidente nem um desastre. Mas sim, um crime ambiental.

Se formos falar de crime ambiental, é impossível não falarmos da Amazônia e dos povos da floresta. O avanço do agronegócio e de garimpos ilegais em territórios indígenas é constante. O assassinato de lideranças camponesas é brutal. Um verdadeiro genocídio, ecocídio e etnocídio.

E é preciso dizer: o governo Bolsonaro é diretamente responsável por esses crimes. Além de não atuar para apagar o fogo, desde o início do governo, Bolsonaro e Salles (ministro do Meio Ambiente) desmontam os órgãos ambientais como o Ibama e o ICMBio. Querem “passar a boiada” por cima das nossas vidas, a qualquer custo, em nome do agronegócio.

É muito importante somarmos forças pra denunciar todo esse descaso que tem acontecido com o meio ambiente e que afeta diretamente as nossas vidas, seja no Pantanal, na Amazônia, seja nas diversas cidades da Terra.

O planeta está com os sinais vermelhos ligados. Neste dia 25 de setembro estaremos reunidos por todo o globo em um grande ato, presencial e virtual, pelo clima e pelo meio ambiente, para dizer que: é preciso parar, porque é urgente construir um mundo novo!

Marina Amaral, da Coordenação Nacional do Afronte! no Brasil e João Veloso, da Brigada Estudantil em Portugal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s