Arranca amanhã, em Leirosa, Figueira da Foz, a Grande Caravana pela Justiça Climática que irá percorrer, a pé e de comboio, cerca de 400Km.
A iniciativa é subscrita, em Portugal, por 38 organizações, e pretende assinalar alguns dos responsáveis pela crise climática e para falar diretamente com as comunidades mais afetadas pela mesma. É também uma iniciativa do Acordo de Glasgow, pelo que envolve mais organizações de países que também farão Caravanas nos mesmos moldes.
Em Portugal, os assuntos centrais serão os fogos e a seca, mais abordados na primeira parte do trajeto, entre Figueira da Foz e Vila Velha de Ródão, passando por Pedrógão Grande. No segundo trecho, entre Vila Velha de Ródão e Lisboa ao longo do Tejo, a poluição fluvial e a agricultura intensiva serão os temas principais. Em todos os locais de paragem serão apontadas as empresas responsáveis e ouvidas as populações das áreas mais afetadas em assembleias abertas.

A ação terminará com uma manifestação no Parque das Nações, entre o Jardim do Passeio dos Heróis do Mar e o Jardim das Ondas, no Sábado, dia 16 de Abril, pelas 14h30.
Toda a ação pretende engrandecer o movimento global pela Justiça Climática e demonstrar que apenas através de uma mudança sistémica poderemos travar o caos climático.
Toda a informação sobre como participar ou integrar a Caravana a meio do percurso poderá ser encontrada neste link.