No fim da manhã deste dia 26 de outubro, terça-feira, membros do Coletivo Andorinha e activistas dos movimentos sociais brasileiros (residentes em Portugal) protestaram contra o convite da Faculdade de Medicina de Lisboa fez ao então Ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Queiroga, para ministrar uma aula, onde apresentaria as ações do governo brasileiro para o combate a pandemia da Covid-19.
A aula iria ocorrer na sede da faculdade, que funciona no Hospital Santa Maria. O evento estava previsto para ser presencial, mas depois da repulsa gerada nas redes sociais, foi decidido que ocorreria de forma online.
O referido convite se revela um verdadeiro absurdo, quando toda comunidade internacional é conhecedora da postura criminosa, anti-vacina e genocida com que o governo brasileiro, especialmente do presidente Jair Bolsonaro, enfrentou a gravidade da pandemia no Brasil, que já ceifou mais de 600 mil vidas.
O governo brasileiro não tem nada a dizer de positivo sobre o combate a pandemia. Todo apoio ao protesto da comunidade brasileira, em Lisboa. Fora Bolsonaro.