É Hora de Avançar, a Propina é pra Acabar

Hoje, às 15h no Largo do Camões em Lisboa, realiza-se uma manifestação pelo fim das propinas no Ensino Superior e pela resolução dos problemas estruturais do Ensino Superior.

Há já mais de dois anos que o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, reiterou que defende o fim das propinas no Ensino Superior, porém, passados 2 anos, o assunto continua na gaveta. E se, no último ano, a pandemia serve para justificar muito desinvestimento, não nos podemos esquecer que o ano de 2019 foi o melhor ano para as contas públicas de que há memória.

Além disso, têm sido identificados inúmeros problemas no Ensino Superior como falta de residências para estudantes ou condições precárias nas existentes e um desinvestimento generalizado que gera vários problemas: Desintegração dos mestrados integrados (transformação de um curso único em Licenciatura + Mestrado por imposição do Processo de Bolonha), ausência de cantinas, o regime fundacional, falta de apoio nos transportes, desvalorização da avaliação contínua, e falta de apoio nas questões de saúde mental, entre outros.

Seguem o texto do evento e os links da entidade organizadora e do evento para mais informações:

“A realidade atual comprova que são inegáveis as dificuldades que os estudantes hoje atravessam e como tal é inegável a necessidade de um Movimento Associativo Estudantil que assuma a responsabilidade que o momento exige e procure resolver os problemas estruturais do Ensino Superior. Perante esta realidade as seguintes Estruturas Associativas vêm assim anunciar e também apelar a que no dia 28 de Abril os estudantes e demais estruturas associativas do Ensino Superior saiam à rua em defesa do Ensino Superior a que temos direito. Estruturas subscritoras: AE ESAD (Caldas da Rainha), AE ESTM (Leiria), AE ESTG (LEIRIA) AE FBAUP (Porto), AE FLUL (Lisboa) e AE FCSH (Lisboa),AAUL (Lisboa) , AE ESTA (Abrantes), AAFDL (Lisboa). A tomada de posição sobre a realidade do Ensino Superior e sobre o dia 28 de Abril encontra-se aberta a todo o Movimento Associativo Estudantil e apela à unidade do mesmo.”
É Hora de Avançar, a Propina é pra Acabar
Evento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s