O Colectivo Semear o Futuro convida Talíria Petrone (deputada federal – PSOL), Fabíola Cardoso (deputada do Bloco de Esquerda), Carolina Iara (Resistência Feminista – Bancada Feminista São Paulo) e Bárbara Góis (Semear o Futuro) para um debate com transmissão em direto no nosso Facebook, na quinta-feira, 17 de Dezembro, às 18h. Confere o evento aqui.
Em tempos de crescimento da extrema-direita e de um discurso neofascista, os nossos direitos, as nossas vidas e os nossos corpos estão sob ataque. Assistimos a uma escalada de violência racista e fascista e atravessamos uma pandemia que veio agravar as desigualdades, tornando as ainda mais evidentes.
Ainda assim, construímos resistências e aprendemos a florescer. Aprendemos com o Black Lives Matter nos EUA, com as mulheres na Polónia na luta pelo direito ao aborto e, diante da luta por justiça à Marielle Franco no Brasil.
Aprendemos que é possível traçar outro rumo, que não feche os olhos às necessidades de direitos das mulheres, das mulheres racializadas, emigrantes, ciganas e pessoas LGBTIA+. Um rumo que combata os conservadorismos, neofascismo e investidas das elites com uma visão de uma sociedade melhor.
Queremos levar essas importantes aprendizagens para o movimento social e para as eleições presidenciais que se aproximam em Portugal, para reforçar um polo alternativo que dê primazia ao combate às opressões. Para que o “novo normal” não seja de desespero e a violência política que existe, sobretudo dirigida às mulheres na política.
Queremos também, como encaminhamento do debate, dar visibilidade à campanha internacional em defesa da deputada Talíria Petrone (https://www.taliriapetrone.com.br/manifesto-internacional).