A Revolta Feminista Global: Lições da Polônia, Espanha e Brasil

Está sendo divulgado nas redes sociais o evento “A Revolta Feminista Global: Lições da Polônia, Espanha e Brasil”, organizado pela página Internationalism From Below, que ocorrerá no próximo dia 12. As análises sobre a onda feminista internacional que vem se aprofundando e se radicalizando em diversos países ao longo dos últimos anos ficarão por conta das ativistas Julia Camara, dos Anticapitalistas do Estado Espanhol; Agnieszka Dziemianowicz-Baz, feminista polonesa e membra do parlamento de Lewica; e Talíria Petrone, Deputada Federal do Psol pelo Rio de Janeiro, Brasil.

Este novo movimento feminista – inaugurado no calor da grande greve liderada pelas mulheres na fria Polônia, que se conectou rapidamente com o movimento na Argentina e Chile, que fez história ao mobilizar milhões de trabalhadores no 8M espanhol em 2018, milhares em Portugal na Greve Feminista Internacional em 2019 – experimenta todo o ódio dos fascistas que passaram a ganhar força pelo mundo neste mesmo período, como se eles soubessem mesmo quem os oferece maior perigo, como fica nítido na execução de Marielle Franco e a não solução do caso, mesmo já tendo se passado quase 2 anos. Dentre os grandes feitos deste movimento, talvez o mais estratégico, foi ter sido base para forjar um programa anticapitalista com capacidade de unificar as lutas em diferentes partes do mundo: o Feminismo para os 99%; que não se trata de um programa para o feminismo, mas um programa feminista, antirracista, antilgbtqifóbico, antixenófobo, para os 99%. Um programa de ação para revolucionar a sociedade. Agora, diante da pandemia que vivemos, que desnudou por um lado o potencial destrutivo e desumano do capitalismo, e por outro, a força social e essencial das mulheres nas atividades de reprodução da vida, é obrigatório para todo ativista engajado na luta anticapitalista ouvir, aprender, mergulhar e viver a força política que fez levantar multidões de mulheres contra a subjugação de seus corpos, seus direitos, suas vidas, fazendo despertar muitas camadas de trabalhadores para muitos temas da sociedade.

O debate “A Revolta Feminista Global: Lições da Polônia, Espanha e Brasil” é uma grande oportunidade para reflexão e conclusões sobre nosso tempo histórico. Imperdível!

Sábado, 12/12 às 14:00 GMT-05:00

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s