#AoVivoOuMorto Em defesa da Cultura

Aconteceu hoje, em Lisboa, Porto, Viseu e Évora um protesto em defesa da cultura, organizado pela Associação Circuito, que é a mais importante rede de palcos nacionais, constituída por 27 salas por todo o país, que se encontram neste momento fechadas. Assim sendo, como um ato simbólico, na capital, o objectivo era fazer uma fila, com distanciamento de 2 metros entre os participantes, ligando o bar Lux, ao B.leza, passando pelo Music Box.

O protesto contou com a presença de artistas como Gisela João, Xinobi, Fado Bicha, Batida, entre muitos outros.

Duas das reivindicações centrais foram: criação de um programa imediato de investimento nas salas do Circuito e disponibilização de programas de apoio à criação, programação e circulação artística, envolvendo a rede do Circuito. No entanto, para além destas, também houve outras, nomeadamente no que diz respeito ao aumento do investimento no sector cultural, para investimento na formação de profissionais, bem como em oportunidades de experimentação e primeiras criações; mapeamento do território cultural e artístico e valorização de todos os seus agentes; investimento na mediação local, de proximidade e na participação ativa dos públicos; reforço de apoio à circulação nacional e internacionalização; valorização da música popular e dos seus profissionais e reconhecimento da sua atividade como atividade artística.

Durante o protesto quem estava na fila pode sintonizar a rádio circuito e desta forma acompanhar actualizações do protesto, bem como dançar ao som de música que ia sendo transmitida. Houve desde pessoas que levaram uma coluna para partilhar este momento com outros, a quem preferiu ouvir apenas com os seus auscultadores.

Apesar da fila ter ido apenas até ao Campo das Cebolas, entre palmas e assobios, foi visível o sentimento de dever cumprido. Por parte da organização, a promessa é de que não irão ficar por aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s