Justiça Climática: Anti-corpos reivindicam a Res Publica!

O movimento climático tem vindo a mudar. Ao contrário do que ocorria anteriormente há agora uma maior preocupação, patente nas reivindicações dos vários protestos, por parte destes ativistas para com as populações e a economia em geral, como parte integrante e inalienável da luta contra a crise climática.

Por isso a Climáximo, com o apoio de outras organizações climáticas ou políticas, organizou esta manifestação, com uma ação de desobediência civil, na manhã de 5 de Outubro no Marquês de Pombal.

As reivindicações para cancelamento da ação são 3 :

1: NEUTRALIDADE CARBÓNICA 2030

Zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa em 2030.

2: SERVIÇOS BÁSICOS INCONDICIONAIS

Garantir saúde, educação, habitação, alimentação, energia renovável e transportes de forma gratuita no setor público, para todas as pessoas.

3 LIMITE MÁXIMO AO RENDIMENTO

Novo escalão de imposto de 99% sobre todos os rendimentos a partir dos 150.000 euros anuais.

São reivindicações muito simples, mas demonstram como a ação contra a crise do clima tem que ser feita com medidas que beneficiem também as populações, caso contrário não há justiça climática. E se parte destas medidas for considerada descabida, tal sucede porque a discussão, graças ao ascenso da extrema direita e populismo, tem estado num quadrante totalmente oposto em que quase se considera aceitável discutir se os ciganos devem ser ou não confinados “especialmente” ou se a castração dos pedófilos deve ser física ou química, mas extremismo discutir a gratuitidade de serviços públicos ou taxação de grandes fortunas numa altura de crise económica associada à crise climática.

Pelo acerto na ação e nas reivindicações o Semear o Futuro apoia esta manifestação e apela a todas que nela participem (podendo ou não participar na ação de desobediência civil adjacente).

Mais informação:
1- https://tinyurl.com/anticorpos
2- https://www.facebook.com/events/791118728330838

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s